quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CURSO ESPECIALIZA TÉCNICOS PARA OPERAÇÃO DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO

O Curso de Especialização para Operadores do Sistema Socioeducativo foi iniciado nesta quarta-feira (9), no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. A iniciativa tem por objetivo qualificar profissionais para o domínio efetivo dos fundamentos teóricos, metodológicos e práticos do sistema.

Promovido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia (Sedes), por intermédio da Superintendência de Assistência Social (SAS), Instituto de Ciências Gênesis e Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), o curso em duração de um ano e vai atender às necessidades de implementação de programas do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.

Segundo os promotores da especialização, o curso está pautado na necessidade de investir no aprimoramento técnico dos profissionais, alargando os seus conhecimentos sobre o sistema de direitos do adolescente, garantindo a esse segmento um atendimento de qualidade.

Entre os participantes da cerimônia de abertura do curso, estavam o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, o diretor do Instituto de Ciência Gênesis Afonso Miranda, o representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Marcus Vinícius, e o diretor da Fundac, Walmir Mota.

O secretário Carlos Brasileiro lembrou que o atendimento socioeducativo do jovem deve ser discutido tanto em nível da recuperação do jovem, quanto de sua formação. Para ele, é imprescindível que se acompanhe as famílias a fim de ser criado um ambiente propício ao acolhimento, para que o jovem recuperado tenha condições de aplicar na prática o que aprendeu com as medidas socioeducativas.
“Nosso objetivo é despertar nos operadores de sistema a paixão pela socioeducação, que eles sejam capazes de tirar os adolescentes do mundo da criminalidade, levando-os a uma situação de direito e cidadania”, assegurou o diretor da Fundac, Walmir Mota.

Fonte: AGECON

Nenhum comentário:

Postar um comentário