quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Governador da Bahia e EEP visitam sede da Kawasaki em Kobe e governador da província de Hyogo


Depois de conhecerem o estaleiro da Kawasaki Heavy Industries (KHI) em Sakaide, o governador Jaques Wagner e dirigentes da KHI e do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) estiveram, hoje (22/01), na matriz da empresa na cidade de Kobe, na província de Hyogo. Negócios e investimentos foram os temas abordados em reunião de Jaques Wagner com representantes da KHI. A comitiva também esteve com o governador Toshizou Ido da Província de Hyogo, que explicou ter relações com o Brasil, principalmente com Paraná e São Paulo. Para Jaques Wagner, Kobe é uma cidade portuária que tem afinidade com a Bahia, que é a maior cidade portuária tropical e espera manter relações com a província de Hyogo.

O governador foi apresentado a dirigentes da KHI de diversas áreas, como plantas de produção de energia através de combustão de detritos, supervisão de projetos de setor naval, planejamento, supervisão de projetos de construções de navios-sonda, gerenciamento de marketing, entre outras. Neste cenário. Jaques Wagner explicou as condições favoráveis para investimento e oportunidades de negócios, dando grande importância à participação da KHI no Estaleiro Enseada do Paraguaçu.

“O desenvolvimento da Bahia tem despertado interesse de investimentos de vários setores internacionais no Brasil, que tem democracia consolidada e estabilidade macroeconômica durante 15 anos. O grande desafio do país é renovar sua infraestrutura. A Bahia já foi uma das regiões mais pobres do Brasil, mas, com a decisão do governo federal de acelerar o processo de desenvolvimento, tem maior crescimento econômico que a média nacional.”, contou o governador baiano.

Paulo Roberto Britto Guimarães, superintendente da Secretaria da Indústria, Comércio, Mineração e Desenvolvimento Econômico, apresentou o desenvolvimento de infraestrutura, logística, rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, energia e gás na região. Paulo expôs informações de áreas industriais, vantagens de investimentos, incentivos fiscais, créditos, tecnologia, telecomunicações, considerando os investimentos da KHI como ponta de lança para firmar a confiança no desenvolvimento do estado.

 “A KHI, além de encontrar parceiros de confiança, como foi o caso na área de estaleiros, pode também contar com o apoio do estado para fazer outros investimentos. As oportunidades estão lá e eles vão ter a segurança de que aquilo que eles acordarem com o estado será cumprido. O objetivo é que eles conheçam um pouco mais sobre a Bahia e seu governo.”, afirmou o secretário. A reunião foi concluída com a apresentação de Fernando Barbosa, presidente do EEP, que contemplou a evolução da construção do estaleiro, que está em 50%.

KHI demonstra interesse de investir na Bahia
A KHI, por sua vez, apresentou a área de desenvolvimento do meio ambiente com incineração de detritos, dando como exemplo a planta de Kishiwada Kaizuka Clean Center, que foi desenhada e construída pela Kawasaki Plant Systems Ltd. Também apresentou um projeto adequado ao Brasil, assunto que despertou interesse do governador, que propôs levar para análise e tentar viabilizar.

O governador abriu a possibilidade de fazer este intercambio para dar soluções inteligentes e sustentáveis para o desenvolvimento da indústria na região. A empresa japonesa reforçou que é de seu interesse desenvolver parcerias com companhias brasileiras para viabilizar este sistema de investimento no setor, uma vez que mais da metade das plantas no mundo foram fornecidas por empresas japonesas.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Governador da Bahia e executivos do EEP visitam estaleiro Sakaide, no Japão

Jaques Wagner foi recepcionado por dirigentes da KHI e conheceu o processo de transferência de tecnologia para a operação do estaleiro na Bahia 

Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 2014 – O governador Jaques Wagner e dirigentes das empresas Kawasaki Heavy Industries Ltd. (KHI) e do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) conheceram, hoje (21/01), as instalações do estaleiro da KHI em Sakaide. Durante a visita técnica ao estaleiro, o governador presenciou o processo de transferência de tecnologia (TTA) e conheceu os profissionais do EEP que estão sendo treinados no local. A equipe foi apresentada a todas as fases do processo produtivo, começando pela demonstração da fabricação de pequenas peças para navios e seguindo pelas oficinas de pré-montagem, de instalação outfitting e de megabloco.

A visita de Jaques Wagner ao estaleiro Sakaide marca o momento de geração de conhecimento e empregos proporcionada pelo Estaleiro Enseada do Paraguaçu na Bahia. O estaleiro, localizado no município de Maragojipe (BA), começa a operar ainda este ano e impulsiona o crescimento da região.

De acordo com o Governador, a retomada das atividades da indústria naval brasileira representa a consolidação de um sonho e a geração de empregos. “Acredito que o intercâmbio entre brasileiros e japoneses permitirá a construção do maior estaleiro do Brasil. A junção de planejamento e organização com a criatividade brasileira trará grandes soluções na área de produção”, comemora.

O governador foi recebido pelos profissionais baianos que participam do processo de transferência tecnológica entre as duas empresas e por Fernando Barbosa, presidente do EEP. “A vinda do governador Jaques Wagner ao Japão vai ao encontro do momento do crescimento do setor industrial presenciado na Bahia. Foi uma oportunidade para o governador ter a dimensão do que será nosso estaleiro em Maragojipe. Estamos investindo em um empreendimento moderno, que deve impulsionar a geração de empregos e negócios.”, afirmou Fernando Barbosa.


Odilon Parente, integrante do EEP com cerca de 30 anos de experiência no setor, destacou a relevância do processo de transferência de tecnologia entre as duas empresas: “A tecnologia da KHI é realmente inovadora e é uma semente que está sendo plantada. Apesar de anos de experiência no mercado, não conhecia tamanha eficiência. Levarei ao Brasil as lições de planejamento e máxima qualidade”, relatou o profissional que passa por treinamento no Japão.