segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ONU anuncia ações para lançar a Década Internacional do Afrodescendente.


Mesa de Abertura do Encontro da Sociedade Civil no Afro XXI, com as presenças de Elias Sampaio, Gilberto Leal (CONEN), Vera Baroni, Humberto Brown, Juca (SEGIB).

Durante o decorrer de 2011, vários eventos internacionais em alusão ao Ano Internacional do Afrodescendente aconteceram, com um maior número de atividades na América Latina. Dentre os destaques, atendo para a Cumbre de Mundial de Juventude Afrodescendente, realizada de 5 a 7 de outubro, em San José, Costa Rica, onde jovens negras e negros de todas as regiões da Diáspora debateram temas e tiraram resoluções importantes. Destaca-se, também, O Encontro Mundial de Afrodescendentes, realizado pela ODECO, em Honduras. Mesmo sendo um encontro à direita, apoiado pelo sanguinário Porfírio Lobo, presidente golpista, o evento trouxe resoluções importantes. Ainda trago com o maior dos eventos, o Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI), que aconteceu em Salvador, entre os dias 16 e 19 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia.

Deste encontro saiu a Declaração de Salvador, assinada por Chefes de Estado e representantes de Países participantes. Ainda saiu a Carta de Salvador, construída pelos Movimentos Sociais Afrodescendentes participantes do Afro XXI. Ambos os documentos estabelecem uma série de ações para os próximos 10 anos, além de impulsionar e fortalecer a ação em rede, entre os Movimentos Sociais das Américas e do Caribe, em consonância com os Movimentos Sociais do Continente Africano.

Com certeza, as resoluções do Afro XXI foram fundamentais para que a ONU estabelecesse a Década do Afrodescente, através da Resolução A/66/460, nos Parágrafos 63 e 64, a qual passará pelo processo de formulação de um plano de ação, o qual será lançado em dezembro de 2012.

Este movimento da ONU comprova que, quando se age de forma articulada, internacionalmente, incidindo nos espaços de decisões e diplomacia, se logra êxito. Esta é, sem dúvida, uma vitória do Movimento Negro na Diáspora. Que venha a Década do Afrodescendente.

Para ver a Resolução da ONU sobre a Década do Afrodescendente, click aqui: Década do Afrodescendente da ONU

Para ver a Declaração de Salvador e a Carta de Salvador, click aqui: Carta de Salvador e Declaração de Salvador