quarta-feira, 4 de junho de 2014

ESTAQUEAMENTO DO CAIS 2 É FINALIZADO ANTES DO PREVISTO



Foi finalizada no dia 27 de maio a fase de estaqueamento do Cais 2 na Unidade Paraguaçu, prevista para acontecer no dia 10 de julho. A operação foi iniciada em setembro do ano passado e mobilizou cerca de 70 profissionais de áreas como fundação, movimentação marítima e de carga, apoio de fabricação e contraventamento.
Atualmente, a Enseada conta com o Cais 1, concluído há cerca de quatro meses, para atracar as embarcações que trazem equipamentos fundamentais para o processo industrial. O segundo cais que está sendo construído vai ter uma importância estratégica para o Estaleiro, segundo Roberto Bastos, da Gerência de Apoio Industrial da Enseada. “Será nele que o nosso primeiro navio-sonda, o Ondina, irá atracar para receber as peças do top-side”, afirmou.
Diomedes Victor, um dos responsáveis do Consórcio Estaleiro Paraguaçu (CEP) pelas fundações no mar, informou que o fim do estaqueamento do Cais 2 foi antecipado em 44 dias, e o Cais 3 já está com essa etapa adiantada. “O empenho de toda a equipe é grande. Por isso, vamos estaquear também o terceiro cais antes da data prevista”, adiantou.
Quando estiver totalmente construído, o Cais 2 terá 188 metros de comprimento por 35 metros de largura e será utilizado para dar mobilidade - através de trilhos - a uma das pernas do superguindaste Goliath, que está sendo montado na Enseada.
 
Fonte: Comunicação Enseada Indústria Naval