terça-feira, 17 de maio de 2011

Roda de Conversa: Sete anos de cotas na UFBa. E daí?

C O N V I T E
Na manhã de 17 de maio de 2004, o auditório da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ficou pequeno para abrigar estudantes negros/as, ativistas, representantes de entidades negras, parlamentares e docentes. É que aconteceria uma sessão histórica do Conselho Superior: a votação de um programa de políticas de Ações Afirmativas, resultado das investidas de um grupo de entidades, coordenado pelo CEAFRO/ CEAO/UFBA - denominado Comitê Pró-cotas. O programa aprovado não foi a proposta inicial, mas  fruto de embates e negociações entre a sociedade civil e a UFBA.
Aprovado para vigorar 10 anos, o Programa de Ações Afirmativas da UFBA passará por avaliação institucional em 2014, o que definirá a continuidade ou não do mesmo. Neste sentido, surge a necessidade de discutirmos os resultados e limites das ações implementadas a fim de traçarmos estratégias coletivas na luta por políticas educacionais antirracistas.
Propomos o início de uma ampla discussão sobre a adoção do Programa de Ação Afirmativa na UFBA - contextualização histórica, análise dos impactos desse programa etc,  a partir da roda de conversa: Sete anos de cotas na UFBa. E daí?
 
CEAFRO/UFBa 
CONEXÕES DE SABERES
IINSTITUTO CULTURAL STEVE BIKO
NENU
PROGRAMA PREPARATÓRIO PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO (CEAO/UFBA)
LOCAL: Auditório Milton Santos, CEAO, Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho SSA/BA
DATA: 17 de maio de 2011, terça-feira
HORÁRIO: Das 17h30min às 21horas


Apareça e divulgue

Céres Santos
Coord. Executiva do Ceafro

SEC REALIZA VIDEOCONFERÊNCIA SOBRE POLÍTICAS CULTURAIS

A Secretaria de Educação do Educação do Estado da Bahia promoverá, nesta quarta feira, a Videoconferência “Políticas Culturais com a Juventude Estudantil. A atividade é uma ação integrante do projeto “A Arte de Contar História(s)”, que tem como objetivo reinterpretar a história e a cultura da Bahia.
Segue abaixo o panfleto de divulgação da Videoconferência.



Fonte: SECULT

Programa de Bolsas para Afrodescendentes


(Genebra, 10 de Outubro a 4 de novembro de 2011)


No contexto do Ano Internacional dos Afrodescendentes, a Unidade Anti-Discriminação do escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas está lançando um programa de Bolsas para descendentes de africanos de 10 de outubro a 4 novembro de 2011.

O programa de bolsas proporcionará a oportunidade de aprofundar a compreensão do Sistema de Direitos Humanos das Nações Unidas  e de seus mecanismos, com foco em questões de particular relevância as pessoas de ascendência africana.  

Isso permitirá aos bolsistas contribuir de forma mais efetiva à proteção e a promoção dos Direitos civis, políticos, econômicos, sociais e cultural dos Afrodescendentes em seus respectivos países e comunidades.

Quem pode se candidatar?

* O candidato deve ser afrodescendente
* O candidato deve ter no mínimo 4 anos de experiência no tratamento de questões relativas aos afro-descendentes ou minorias.
* O candidato deve ser fluente em inglês.
* Uma carta de apoio de uma organização afrodescendente ou da comunidade 

Processo de Seleção

Na seleção dos bolsistas,  as questões de gênero, e um equilíbrio regional serão levados em conta. Os documentos apresentados deverão estar em Inglês.

Direitos

O candidato selecionado tem direito a uma bolsa para cobrir alojamento, as despesas básicas em Genebra, seguro básico de saúde, bem como um retorno de avião com bilhete de  classe econômica.  

Aplicação

Os candidatos interessados ​​são convidados a apresentar o seu pedido por e-mail para:
africandescent@ohchr.org  ou por fax para: 004122-928 9050 com uma carta de apresentação indicando claramente "Application to the 2011 Fellowship Programme for People of African Descent”, com os seguintes documentos:

* curriculum vitae
* carta de motivação (máximo de  1 página) onde o candidato explicará sua  motivação para a candidatura, o que ele/ela espera alcançar através da  bolsa e como ele/ela usará o que aprendeu para promover os interesses e os direitos dos afro-descendentes
* uma carta de apoio de uma organização /entidade parceira.

O prazo para recepção de aplicações é 15 de junho de  2011. Somente os candidatos pré-selecionados serão contatados.

Assessoria Internacional/SEPPIR/PR
BSB – 16.05.2011

segunda-feira, 16 de maio de 2011

SESSÃO ESPECIAL MALÊS UMA OUTRA REVOLTA


SESSÃO ESPECIAL MALÊS UMA OUTRA REVOLTA !!!
 SEGUNDA FEIRA
DIA 16 / MAIO / 2011
18:30 HORAS
CÂMARA DE VEREADORES(AS)
EM HOMENAGEM AOS LÍDERES DA REVOLTA DOS MALÊS, FUZILADOS EM 14 MAIO DE 1835 NA PRAÇA DO CAMPO DA PÓLVORA
PARTICIPAÇÕES
ATOR ANTÔNIO PITANGA
PROFESSOR JOÃO REIS
SECRETÁRIO ALBINO RUBIM
 FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES
 SHEIK ABDUL HAMEED AHMAD
MALÊ DEBALÊ


PROJETO
IMPLANTAÇÃO DE SÍMBOLOS REFERENCIAIS DA REVOLTA DOS MALÊS NA BAHIA
“MALÊS UMA OUTRA REVOLTA !!!”
PRAÇA DO CAMPO DA PÓLVORA
COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS
FORUM CONEN - BAHIA