quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ISSO É COISA DE ORISHÁ!!!

Por Roque Peixoto


O 2 de Fevereiro é sempre contagiante na Bahia. E é de um contagio que nos envolve desde os dias que o precedem, nas rodas de conversas, nas mesas dos bares, e em todos os cantos da Cidade da Bahia.
Pois, assim foi comigo! Estava eu me preparando para voltar a Maragojipe, e reencontrar os “meus” nas terras de São Bartolomeu (São Bartolomeu, não! As terras são de Santo Estevão. Mas isso deixa para uma outra história). Foi quando percebi que não ía rolar. Então comecei a “tuitar” sobre a Rainha do Mar. Depois escrevi um poema para homenagear a Rainha dos Pescadores (ver: http://www.facebook.com/#!/notes/roque-peixoto/saudacao-a-yemanja/173768972667387).
Ao sair de casa, rumo ao Rio Vermelho, na companhia de uma grande amiga, encontro um companheiro de militância que, até chegar às redondezas da Colônia de Pescadores Z1, me convence que devo colocar uma oferenda nas águas para a Mãe de todos os Orishás.
Começa uma nova odisseia. Demos uma longa volta nas redondezas, até que encontramos flores para ofertar a Yemanjá. Caminhamos até a praia e, em meio aos atabaques soando os sons da Umbanda, do Keto, e vários sambas de roda, encontramos um barco de pescadores locais que nos levou até alto-mar.
Até então, era tudo apenas o cumprimento de um ritual. Mas ao chegar a alto-mar, fui preenchido, de forma surpreendente, por uma energia a qual não tive coragem de fazer pedido algum. Veio-me uma vontade espontânea de cantar. E cantei a primeira cantiga que me veio à cabeça (Yemanjá marabo aio a bo Yemanjá alode rece doce Yemanjá...). Daí, enquanto observava meus dois amigos fazendo seus pedidos e depositando suas oferendas, comecei a chorar e não fiz pedido algum. Mas agradeci a Nossa Mãe por tudo que tem me dado. Agradeci pela família que tenho. Pelos amigos que tenho. Agradeci pelo fato de, enquanto negro que passou por alguns vários percalços na vida, segue em frente com seus trinta anos e rompe as estatísticas. Agradeci pela força que me dá, mesmo em momentos onde a covardia na política (ou de certos políticos) que nos assolam com notícias como exonerações e tentativas de isolamento.
Mas agradeci, sobre tudo, o fato de ter tido Dona Mariá, minha avó, na minha vida. Ela era de Oxum. Mas nos ensinou que devemos todo respeito a Yemanjá. E é com esse respeito, que agradeci dizendo uma frase que sempre digo quando algo maravilhoso acontece: “ISSO É COISA DE ORISHÁ!!!”

Cooperativa Flor do Mangue Fala de seu Trabalho em Saubara

Maurícia Vital , articuladora da Cooperativa Flor do Mague e agente social do Estaleiro Enseada do Paraguaçu , contou em vídeo/entrevista quais as ações afirmativas promovidas para promover de forma igualitária a política de fomento da economia solidária na região de Saubara ( Recôncavo Baiano).

Vital explica em entrevista os avanços e expectativas da Cooperativa "Flor do Mague" formada inicialmente por cerca de 45 mulheres a partir de uma Conferência realizada em 2010 com base na Lei 033/2010 sancionada em Dezembro no município de Saubara. Questões como a violência doméstica, o desemprego e as articulações para políticas públicas de incentivo ,também são temas abordados na entrevista realizada na própria comunidade em Janeiro deste ano.


Texto Foto e Vídeo : Patrícia Bernardes
Fonte: Mauricia Vital/Cooperativa Flor do Mangue
(maurivital@ig.com.br)/ (75) 8154-7428

CONEN REALIZARÁ PAINEL NO FÓRUM MUNDIAL SOCIAL

A Coordenação Nacional de Entidades Negras - CONEN/BRASIL vai participar do Fórum Social Mundial que será realizado em Dacar, no Senegal, nos dias 6 a 11 de Fevereiro de 2011, representada por dois integrantes de sua Direção Executiva Nacional: Gilberto Leal, da Bahia e, Valkíria da Silva (Kika), de São Paulo.

Na oportunidade, a CONEN irá realizar o painel "Povos afrodescendentes: lutas e alternativas frente ao racismo", previsto para o dia 08 de Fevereiro, no período das 12hs30 às 15hs30, em local a ser divulgado pelo organização do FSM.

A CONEN tem participado ativivamente dos FSM, em outras etapas. Mas desde o Forum Social das Américas, realizado em Quito, no Equador, em julho de 2004, em conjunto com outras organizações do
movimento negro brasileiro e da América Latina, a organização tem realizado paineis com a temática voltada para os Povos Afrodescendentes.

Fonte: Direção Executiva da Coordenação Nacional de Entidades Negras - CONEN/BRASIL


 

TVE Bahia: novo programa resgata memória espontânea do Carnaval

No próximo sábado (05/02), às 20h30, a TVE Bahia estreará o programa Conversa na Varanda, um bate papo descontraído com artistas e personalidades baianas sobre a maior festa do calendário brasileiro. A jornalista Ivana Dorali receberá os convidados em uma varanda para relembrar histórias divertidas sobre o Carnaval, além de refletirem sobre a complexidade da folia e sua importância para a cultura baiana.

No programa de estréia, os convidados são o ator Jorge Washington, do Bando de Teatro Olodum, e a líder religiosa Makota Valdina Pinto, que falarão de momentos marcantes do Carnaval, como a tradicional Mudança do Garcia, o desfile dos blocos de Samba e as mudanças que ocorreram ao longo dos anos, impactando na participação dos foliões.

O Conversa na Varanda é uma realização da produtora Fundo de Quintal em parceria com o Irdeb (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia), com direção de Alex Souzan e roteiro e produção de André Santana. A cada programa, dois convidados/foliões darão seus depoimentos e recordarão velhos carnavais.

Os próximos quatro programas terão como entrevistados: o comediante Luiz Miranda e a socióloga Vilma Reis, a cabeleireira Negra Jhô e o historiador Ubiratan Castro de Araújo, a juíza Luislinda Valois e o cantor Aloísio Menezes, o educador e apresentador Jorge Portugal e o presidente do Grupo Gay da Bahia, Marcelo Cerqueira.

“A proposta é estabelecer uma conversa informal com o convidado, de maneira despojada, relembrando suas vivências com o Carnaval, que tem uma importância fundamental para toda a Bahia. Nada melhor que esta conversa aconteça em uma varanda”, destaca o diretor Alex Souzan. A produtora Fundo de Quintal é a responsável, entre outros produtos audiovisuais, pelos programas da TV Anísio Teixeira, de caráter educacional, exibidos pela TVE Bahia.

SERVIÇO:
Programa Conversa na Varanda, entrevistas sobre o Carnaval
Todos os sábados, às 20h30
TVE Bahia – Canal 2
Estréia: dia 05 de fevereiro, com Jorge Washington e Makota Valdina Pinto

Fonte: divulgação

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CONEN BAHIA REALIZA ATO EM MEMÓRIA DOS MALÊS

No último dia 24 de janeiro, a Coordenação Nacional de Entidades Negras, CONEN, realizou ato de lançamento da Campanha pela Implantação dos Símbolos Referenciais da Revolta dos Malês no Campo da Pólvora.

O ato foi marcado pela presença do Bloco Afro Malê de Balê, e ainda contou com as presenças do poeta Maurício, do grupo de rap Ocharis e dos transeuntes que passavam pelo Campo da Pólvora.

O militante e Coordenador do Níger Okan, Gilberto Leal, contextualizou sobre o levante e a importância da campanha para o resgate da história da Bahia e do Brasil. O Cientista Político e Coordenador da Posse Quilombo Maragojipe, Roque Peixoto, ministrou a Aula Pública sobre o levante, fazendo um apanhado do que foi todo o processo de organização e mobilização dos africanos islamizados, em parceria com os adeptos das religiões africanas, comparando com a organização e mobilização da juventude negra nos dias atuais. Ainda observou que, igual o foi em 1835, a polícia continua sendo o aparato repressivo do estado, exterminando jovens negros nas ruas, bairros e periferias da Bahia, e que sempre que a juventude tenta se organizar e vão às ruas para reivindicar direitos, são espancados por este mesmo instrumento que serviu (e continua a servir) as elites brancas deste país.

A campanha continuará durante todo o ano de 2011 e a próxima atividade prevista no calendário da mesma é a apresentação e aprovação do Projeto de Lei que reconhece os Símbolos Referenciais da Revolta dos Malês, incluindo a alteração do nome da Estação do Metrô de Estação Campo da Pólvora para ESTAÇÃO CAMPO DA PÓLVORA/MALÊS.