quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MÁ DIGESTÃO NO PODER!!!

(OU RECUPERANDO O MODO PETISTA DE GOVERNAR)


Em tempos de transição Lula <-> Dilma, estamos vendo vários governos municipais se debruçando em vomitar que são democráticos e populares. Alguns dizem até serem participativos. Mas o que estamos vendo é uma série de repetições de equívocos, práticas e vícios os quais eram combatidos antes.

Em 2002, durante a campanha eleitoral que levou Lula à Presidência da República, estávam todos e todas eufóricos, unidos, combatendo a ALCA, articulando e organizando um  grande plebiscito com a maior mobilização que já se viu neste país, e o resultado foi uma vitória dos Movimentos Sociais e das Esquerdas no Brasil dizendo não para a Área de Livre Comércio das Américas. Foi, sem dúvida, uma campanha inegociável para o povo brasileiro. Em setembro de 2002, no Plebiscito sobre a Alca, o número de votantes foi  mais de dez milhões de pessoas.

Em 2001, durante o primeiro Fórum Social Mundial, o Brasil e o mundo se viu diante de uma articulação altermundista por Um Outro Mundo Possível. E o melhor FSM, sem dúvidas, foi o de 2003 quando, o já empossado, Presidente Lula discursou e depois recebeu as demandas dos Movimentos Sociais do mundo inteiro, e na semana seguinte, enfrentou os países ricos no Fórum Econômico, em Davos, se comprometendo em acabar com a fome. Depois daí, tudo o que for escrito em um blog, é apenas memória recente de um governo muito bom.

Na contra mão disso tudo, o que se tem visto, são alguns governos municipais abrirem mão de quadros orgânicos e tecnicamente preparados. Alguns governos municipais abrirem mão de quadros políticos que se empenham. E no lugar destes, tem-se visto pessoas viciadas, sem formação política ou técnica, que têm como único trabalho, “puxar saco” de dos gestores executivos que os nomeiam.

Será que a formação política recebida por aqueles e aquelas que fundaram o PT nas cidades do interior não serviu de nada? Ou se apresenta, neste momento, como empecilho para que projetos, antes coletivos, agora personalistas, avancem sem critério e sem o direito a critica? Ou ainda, será porque o projeto de construção do socialismo se transformou, para estes gestores, em projetos de clube de amigos?

Segundo o manual “O Modo Petista de Governar”, os governos Petistas deverão valorizar e empoderar os militantes do PT. E agregar outros quadros para a construção do Socialismo, orientando sobre a diferença entre Governo e Partido. Porém o que se vê é o expurgo de militantes, inclusive daqueles que compõem espaços de Direção Setorial no partido, sem a menor justificativa, como se essas pessoas fossem descartáveis.

É preciso salvar o PT dessas pessoas. É preciso fazer uma limpeza em alguns diretórios municipais e dá muita formação política. Ou o PT correrá o risco de sair do extraordinário número de 78 prefeituras para um número reduzido que não se pretende. É preciso salvar o PT, em algumas cidades do interior, da soberba, da arrogância, dos pitbulls de prefeitos, da peruagem, da politicagem, etc.

Para se ter uma Gestão de Excelência, é preciso uma Gestão de Excelência. E isso só é possível fazendo aquilo que os documentos do PT, aprovados em seus encontros e congressos, orientam: o direito ás tendências, o direito a dialética, o direito ao debate, o direito a disputa de idéias. Com essas dicas será possível, de fato, construir e consolidar governos democráticos e participativos. O verdadeiro Modo Petista de Governar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário