sexta-feira, 13 de junho de 2014

GE e Enseada firmam parceria histórica para o setor naval brasileiro

A GE Power Conversion e a Enseada Indústria Naval anunciam um contrato histórico para o setor naval brasileiro em termos de volume de negócios e de fabricação nacional. A divisão de soluções em energia da GE irá fornecer 36 grupos motor-gerador de alta tensão, além de toda a estrutura elétrica para seis navios-sonda, que serão usados na exploração do pré-sal.

Os grupos motor-gerador são constituídos por um motor a diesel e um gerador elétrico e são responsáveis por fornecer energia para todos os equipamentos elétricos do navio. Por meio da combustão do diesel, o motor aciona o gerador que por sua vez transforma a energia mecânica em elétrica. A GE, em iniciativa pioneira, irá desenvolver e produzir os geradores elétricos no Brasil.

“A Enseada entregará em 2015 um estaleiro de última geração e, na sequência, seis sondas de perfuração e quatro FPSOs. Mas queremos ir mar adentro conquistando novos contratos e firmando novas parcerias tecnológicas. O contrato com a GE é um marco na nossa estratégia de atender a todo o potencial do mercado naval brasileiro”, disse Fernando Barbosa, presidente da Enseada.

Cada unidade será responsável pela autonomia do navio-sonda, gerando um total energético de 44.220 kW. Essa energia é de tal porte que seria suficiente para atender ao consumo de uma cidade com 800 mil habitantes, por exemplo.

“Nossa solução traz um pacote eficiente e completo, gerando uma ótima relação de custo-benefício na geração e gestão de energia para navios-sonda. Além disso, fabricamos nossos equipamentos no País e oferecemos ampla assistência aos nossos clientes”, afirmou Walter Ceglia, CEO da GE Power Conversion para América Latina.

A parte geradora dos equipamentos será produzida na unidade da GE Power Conversion em Campinas (SP). Parte dos componentes, como inversores de frequência, sistemas de automação e de controle de sondas, virão da nova fábrica da companhia em Betim (MG), que recebe investimentos de US$ 20 milhões e está gerando 200 empregos diretos. A fábrica é o principal investimento da GE Power Conversion para responder ao grande potencial dos setores naval e petrolífero no Brasil. Já o motor a diesel, fornecido pela Caterpillar e que completa o equipamento, gera força mecânica para impulsionar o gerador e possibilitar toda essa produção de energia elétrica. Cada equipamento pesa aproximadamente 145 toneladas.

Os navios da Enseada partirão do estaleiro que está sendo construído em Maragogipe, no Recôncavo Baiano, empreendimento que recebe investimentos de R$ 2,6 bilhões e gerará cinco mil empregos diretos até 2015. Além da Enseada, atua aindaem outro estaleiro, o Inhaúma (Caju), Rio de Janeiro.

Além dos grupos motor-gerador, o contrato firmado com a Enseada também prevê o fornecimento de soluções da GE de automação e para geração e distribuição de energia elétrica aos sistemas de propulsão, navegação, comunicação e posicionamento das embarcações. Esses produtos garantirão a segurança das pessoas a bordo e a eficiência das operações de perfuração nos poços brasileiros.

Pioneira no desenvolvimento de pacotes elétricos para navios-sonda no Brasil, a GE Power Conversion contribui com a indústria brasileira no desenvolvimento tecnológico para soluções de energia. A companhia trabalha continuamente para trazer inovação e produtos que atendam às demandas de cada região.

Fonte: Portal Fator Brasil