terça-feira, 10 de abril de 2012

Verona: um candidato a prefeito imigrante africano, operário, comunista


Escrito por PdAC - Itália   
Sáb, 07 de Abril de 2012 05:18
http://www.litci.org/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=3037:verona-um-candidato-a-prefeito-imigrante-africano-operario-comunista&catid=35:italia

Como noticiado em toda a imprensa nacional e local (Em “desafio” à Tosi, fala o Corriere della Sera; “Ibrahima desafia Tosi. Um negro como prefeito”, Repubblica; “Verona, o desafio de Ibrahima à Tosi. É o primeiro imigrante candidato a prefeito”, Corriere del Veneto; “Eu com os mais fracos: Barry, o imigrante, lança o desafio a Tosi”,L’Arena; “Alternativa Comunista lança um candidato imigrante”Verona Sera etc.) em Verona o PdAC apresenta um chapa própria para as eleições municipais de maio. Pela primeira vez em nosso país, um operário imigrante, de origem africana, comunista. E isso em Verona, cidade administrada por Tosi, o prefeito que fez da “caça aos imigrantes” um dos motivos de “orgulho” da sua administração.
Ibrahima Barry é um operário nascido e criado na África, mas que vive há vários anos na Itália. Candidata-se na única lista 100% comunista, a lista do PdAC. O candidato do PdAC será o único a esquerda do PD – Partido Democrático (que apresenta um candidato próprio a prefeito apoiado também pela Refundação Comunista, SEL – Esquerda, Ecologia e Liberdade – e IDV – Itália dos Valores): a candidatura de Ibrahima Barry pretende ser uma candidatura revolucionária, em contraposição aos três grupos burgueses (o vinculado à Liga Norte, o da centrodireita e o da centroesquerda).

É uma candidatura que tem um forte valor simbólico, que fala não ao racismo nas cidades onde a Liga Norte sempre teve o máximo apoio eleitoral. Mas a candidatura de Barry representa também as lutas em curso no território de Verona, como a dos imigrantes: a lista da Alternativa Comunista é, de fato, apoiada entre outros por Moustapha Wagne, o presidente da Coordenação de Imigrantes de Verona, e tem seus candidatos juntos com os trabalhadores e estudantes italianos, mas também com outros imigrantes residentes na cidade.


Nos próximos dias iniciará a campanha eleitoral de Ibrahima Barry e, sábado 14 de abril, ocorrerá uma primeira iniciativa: uma grande festa com um debate.

Para o PdAC, como sempre, a participação nas eleições tem a finalidade de fazer propaganda do programa revolucionário, dos trabalhadores, anti-racista, contra todos os candidatos das chapas burguesas, a favor de uma perspectiva de luta operária e comunista em Verona e nacionalmente. A única perspectiva realista frente à crise devastadora do capitalismo, cujos custos a burguesia procura jogar sobre as costas dos trabalhadores italianos e imigrantes.


Tradução: Nívia Leão.