terça-feira, 1 de novembro de 2011

Representantes do Governo do Estado da Bahia e da Sociedade Civil tomam posse da CESPCT


Publicado por em 31/10/2011
<{$item.clean_title}>

Cespct


Os representantes da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT) tomaram posse nesta segunda-feira, dia 31 de outubro, em cerimônia realizada no Hotel Villa Mar em Amaralina. No início do evento o termo de posse foi lido e assinado pelo secretário de Promoção da Igualdade Racial e atual presidente da comissão, Elias Sampaio, juntamente com os demais membros do Governo do Estado da Bahia e da Sociedade Civil.

Criada para coordenar a elaboração e a implementação da Política e do Plano Estadual de Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais no Estado da Bahia, a CESPCT é uma comissão de caráter deliberativo. “O que nós estamos fazendo hoje se configura num momento histórico, afinal, é a primeira comissão estadual no Brasil com essa finalidade. A instalação da CESPCT é um ato simbólico, mas significa o início de uma grande e representativa caminhada”, comentou o presidente da Comissão, Sampaio.

Para Raidalva dos Santos, uma das representantes dos povos de terreiro, essa iniciativa é um acontecimento ímpar e fortalece as conquistas do reconhecimento histórico das religiões de matriz africana: “Eu me sinto muito honrada em fazer parte desse grupo, pois fui iniciada na década de 50, onde era proibido tocar atabaque. Hoje, nós podemos sentar com o Governo, discutir a nossa prática e experiência, além de juntos, buscar soluções para os problemas. Essa ajuda mútua é um grande avanço”.

Durante o evento, a discussão do regimento interno e o calendário de reuniões foram os principais assuntos discutidos pelos 30 integrantes do pleno. Valdivino Rodrigues, representante das Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto da Bahia, acredita que esse trabalho coletivo dará visibilidade aos povos e comunidades tradicionais e contribuirá com um melhor desenvolvimento da população, sem perder de vista a continuidade da tradição de cada segmento.

O presidente da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), Raimundo Komannanjy, disse que a instalação da Comissão proporcionará uma parceria, não só da população com o Governo, mas a troca de experiências entre os povos: “Aqui, nós que somos representantes de Povos de Terreiros, Ciganos,  Indígenas e de Comunidades Quilombolas, Fundos e Fechos de Pasto, Extrativistas e Pescadores podemos contribuir de maneira efetiva na construção de políticas específicas eficazes, que surtirão efeitos positivos para todos nós”. Clique aqui e confira o álbum de fotos do evento.
Fonte: Ascom/Sepromi