terça-feira, 27 de agosto de 2013

CONEN realiza atividades de encerramento do Agosto Negro - Ano V

Há alguns anos o Movimento Negro no Brasil vem realizando atividades no mês de agosto. Essas iniciativas compõem o “Agosto Negro”, inspirado no levante político de agosto de 1963 em defesa dos direitos civis do povo negro nos Estados Unidos quando Martin Luther King, Bayard Rustin e Phillip Randolph, entre outras lideranças, convocaram a Marcha sobre Washington levando mais de 250 mil pessoas às ruas da capital dos EUA, tendo como principais pautas a integração racial, direito à moradia digna, pleno emprego para o povo negro, direito ao voto e educação integrada.

Neste ano, a Coordenação Nacional de Entidades Negras, CONEN, realizou o ciclo de atividades “AGOSTO NEGRO DA CONEN – ANO V”, com excursão à cidade de Cachoeira para os festejos da Irmandade da Boa Morte, seminários dentre outras atividades. O Agosto Negro da CONEN também fez referências à Revolta dos Búzios, que aconteceu em Agosto de 1798, e à memória da luta das mulheres negras da Irmandade da Boa Morte, que alforriou e libertou milhares de homens e mulheres negras no Recôncavo Baiano.
 
Finalizando com chave de ouro, a Juventude da CONEN realizará neste sábado, dia 31 de agosto, a atividade “CAFÉ FALANTE: Mobilização para Transformação da Juventude” com tema “A Juventude na Participação Popular e no Controle Social”. O Café Falante acontecerá no Forte da Capoeira, localizado no Largo do Santo Antonio Além do Carmo, a partir das 08h da manhã.


Ao final do dia, haverá o show de encerramento do Agosto Negro – Ano V “Consciência Negra é Preciso” com a banda Aspiral do Reggae. O evento começará às 19h na Praça Tereza Batista, Pelourinho. É de graça!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário