terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Cantor Jau decepciona e desrespeita população de Maragojipe no carnaval.




A cidade de Maragojipe é motivo de orgulho para a sua população e para os baianos. Tanto que o seu carnaval foi tombado como patrimônio cultural da Bahia e a cidade foi eleita como “A Cidade da Cultura da Bahia”.

Porém, alguns maragojipanos não compreendem a dimensão simbólica e política do que Maragojipe representa. Tanto que alguns tablóides, que sonham em virar sites de notícias mas não passam de blogs de quinta categoria não fazem a leitura (se é que sabem o que isso significa) da importância desta Terra das Palmeiras e implantam notícias infundadas por aí.

Por outro lado, é vergonhosa a atitude patética de Jau diante a um fiel público que o esperava na noite de domingo, 19 de fevereiro, na Praça da Matriz para ver o que se esperava ser um grande show. Já lá pelas tantas, quando crianças, jovens, adultos e idosos já estavam bastante cansados da espera, inclusive a banda que acompanha o cantor, com todo o seu aparato instrumental armado no palco, chega a notícia de que a lancha o qual o cantor estava, ao vir da comunidade de Enseada do Paraguaçu, comunidade quilombola onde o cantor passou parte da sua infância, sofreu uma pane, o que levaria ao cancelamento do show.

Com a compreensão da população e da produção do carnaval de Maragojipe, o show fora combinado para acontecer na noite da segunda-feira, 20 de fevereiro. Mais uma vez, depois de toda a espera, o canto chega à cidade por volta das 01h00min da madrugada. Segundo o site do cantor, antes ele participara do Bloquinho no Pelourinho. Mas no mesmo site, o Bloquinho tinha sua concentração marcada para as 14h00min. Será que não deu tempo suficiente para o cantor Jau cumprir com suas obrigações em Salvador e fazer respeitar o povo de Maragojipe com a sua presença?

Ao chegar a Maragojipe, o cantor foi questionado por alguns populares sobre a sua ausência no dia 19/02 e seu atraso exacerbado no dia 20/02. Se tratando de um artista que as pessoas pensam ser preparado, esperava-se que o assunto passasse abatido e o cantor subisse ao palco e desse um maravilhoso show. Lamentavelmente não foi o que aconteceu. A “Estrela”, ao descer da van a qual o trouxe à cidade de Maragojipe, foi em direção a um dos populares que o questionava, bateu boca, agrediu o cidadão e ainda usou da truculência do seu segurança para socar o rapaz. Após a agressão, disse que não iria mais tocar e se retirou da cidade sem dar satisfação para a população que o aguardava.

Mesmo os tablóides, pagos pela direita local, não expondo a verdade sobre a situação, pois prefere difundir a mentira, a população maragojipana sabe da verdade e, com certeza, nem no radinho de pilha de dona Maria, esse “artista” que um dia Maragojipe gostou tanto, tocará.

Mas Maragojipe segue firme. E o desrespeitoso jau há de pagar pela soberba como tratou o povo maragojipano. Essa terra é de Orishás. Essa terra é de São Bartolomeu. E o sagrado não deixará essa maldade passar em vão.

2 comentários:

  1. Velho...esse é Jau. Grande cantor. Mas só anda muito doido. O Show do Bloquinho começou 8 da noite. Eu estava la perto, so que assistindo Lazzo e Geronimo. Ganhei muito mais.

    ResponderExcluir
  2. Que vergonha... pouco nos vermos em lugares de destaque, deveríamos sentir orgulho dele, pelas lindas musicas, linda voz e por representar nosso povo na música, más ao contrário disso sinto vergonha dele, desde um show que o mesmo fez em Serrinha no São Pedro de 2010, parecia que pisava em ovos. Jane

    ResponderExcluir