segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CONEN BAHIA REALIZA ATO EM MEMÓRIA DOS MALÊS

No último dia 24 de janeiro, a Coordenação Nacional de Entidades Negras, CONEN, realizou ato de lançamento da Campanha pela Implantação dos Símbolos Referenciais da Revolta dos Malês no Campo da Pólvora.

O ato foi marcado pela presença do Bloco Afro Malê de Balê, e ainda contou com as presenças do poeta Maurício, do grupo de rap Ocharis e dos transeuntes que passavam pelo Campo da Pólvora.

O militante e Coordenador do Níger Okan, Gilberto Leal, contextualizou sobre o levante e a importância da campanha para o resgate da história da Bahia e do Brasil. O Cientista Político e Coordenador da Posse Quilombo Maragojipe, Roque Peixoto, ministrou a Aula Pública sobre o levante, fazendo um apanhado do que foi todo o processo de organização e mobilização dos africanos islamizados, em parceria com os adeptos das religiões africanas, comparando com a organização e mobilização da juventude negra nos dias atuais. Ainda observou que, igual o foi em 1835, a polícia continua sendo o aparato repressivo do estado, exterminando jovens negros nas ruas, bairros e periferias da Bahia, e que sempre que a juventude tenta se organizar e vão às ruas para reivindicar direitos, são espancados por este mesmo instrumento que serviu (e continua a servir) as elites brancas deste país.

A campanha continuará durante todo o ano de 2011 e a próxima atividade prevista no calendário da mesma é a apresentação e aprovação do Projeto de Lei que reconhece os Símbolos Referenciais da Revolta dos Malês, incluindo a alteração do nome da Estação do Metrô de Estação Campo da Pólvora para ESTAÇÃO CAMPO DA PÓLVORA/MALÊS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário