terça-feira, 5 de abril de 2011

Conselheiros e mesa diretora do CEJUVE são empossados nessa quinta-feira

Postado por Equipe Jovem Gera Ação em 31 mar 2011 

A posse dos membros do Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE) para o biênio 2011- 2012 aconteceu na manhã dessa quinta -feira (31) de março, na Assembléia legislativa da Bahia.  O encontro foi mediado por Felipe Freitas, presidente do Conselho na gestão de 2009-2010.

No encontro, além de nomear os conselheiros, foi definida a nova mesa diretora do CEJUVE, composta pelo presidente, o vice- presidente e o secretário executivo.  Como presidente, o poder público elegeu Juremar Oliveira, que na gestão anterior ocupou o cargo de presidente e em 2010 foi vice do Conselho. Já posto de vice, foi ocupado pela representante da sociedade civil Rebeca Ribas.

O presidente não escondeu a satisfação de presidir o CEJUVE pela segunda vez e destacou a responsabilidade que passa a assumir junto com as dezenas de movimentos juvenis de pautar as demandas da geração de jovens baianos. Segundo ele, a experiência da convivência com a estrutura do poder público e com a diversidade de opiniões dos movimentos juvenis será usada como parâmetro nessa gestão.  “Esse acumulo não deve se perder nesse mandato. O que foi positivo será usado como exemplo e aprenderemos com os desacertos”.

Ainda de acordo com Oliveira, o primeiro ano do CEJUVE rompeu com o imediatismo. “Não é fácil criar algo a partir do que não existe. Nessa nova gestão precisamos ‘jogar para cima’ e usar a experiência da gestão anterior para aumentar o patamar de elaboração de políticas de juventude, fortalecer métodos que ampliem a democracia, a influência do Conselho junto ao governo e sociedade civil e a participação juvenil no CEJUVE”.

A vice- presidente, Rebeca Ribas, destacou a representação significativa da participação das mulheres no CEJUVE e relembrou o importante papel de Eliane Souza, que foi vice- presidente do Conselho em 2009.  Riba também destacou o valor de se manter conselhos que atuaram na gestão anterior, porém enfatizou a importância da chegada dos novos membros.

“Nessa nova composição conseguimos conservar conselheiros da gestão passada, e isso faz com que tenhamos uma herança mínima para continuar. Os novos nos tás uma carga de renovação importante para dá mais vida, já que eles chegam com disposição e muita garra. Isso é muito importante para um espaço como o CEJUVE que é cheio de desafios”, aponta Ribas.

Desafios

Temos muitos desafios, admite a vice-presidente.  O Conselho precisa aprimorar seus mecanismos de funcionamento e processos. Temos a tarefa de fazer com que a juventude veja cada vez mais no Conselho um espaço de referência para trazer suas questões e propostas.  “Os mecanismos que o CEJUVE tem para fazer o monitoramento e proposição das políticas de juventude precisam ser focados”.

“Uma das principais metas do Conselho Estadual de Juventude é construir a maior Conferência Nacional de Juventude do país, tanto em número de participantes quanto na elaboração diretrizes”, afirmou Juremar Oliveira.

 Antonia Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário