quarta-feira, 9 de março de 2011

Elói Ferreira de Araújo é nomeado Presidente da Fundação Cultural Palmares

Elói Ferreira, Presidente da Palmares
Finalmente sai no Diário Oficial da União a nomeação do Presidente da Fundação Cultural Palmares no governo Dilma. A nomeação foi publicada no último dia 2 de março, confirmando a expectativa de setores do Movimento Negro que estavam torcendo pela indicação.
Elói Ferreira de Araújo foi ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), em substituição ao então ministro Edson Santos, que se licenciou para disputar reeleição como Deputado Federal pelo estado do Rio de Janeiro.
A marca de Elói Ferreira de Araújo, enquanto esteve na SEPPIR, foi a ousada aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, que dividiu opiniões no Movimento Negro, naquele momento, mas que hoje pode-se sentir uma grande movimentação para que o Estatuto seja regulamentado no governo Dilma. E Elói se comprometeu com o Movimento Negro que irá se empenhar em dialogar com o parlamento e com o executivo para que temas que ficaram de fora sejam regulamentados, como as cotas nas universidades, a questão das terras quilombolas entre outros.
A expectativa, com Elói Ferreira à frente da Palmares, é que o mesmo consiga dar melhor atenção e celeridade aos processos de Certificação das Comunidades Quilombolas, aos processos de licenciamentos e Consultas Públicas aos Quilombos, como Pitanga de Palmares, na Bahia, onde o governo pretende construir uma ferrovia passando pelo meio do quilombo, o que poderá causar transtornos à comunidade, e consiga ampliar os editais da Palmares para acesso das Comunidades de Terreiro, para as Associações Quilombolas e os Grupos Culturais voltados para a Cultura Africana.
A única certeza que se tem é, que com o perfil de Elói Ferreira na Palmares, a fundação tende a ficar mais próxima dos movimentos sociais e da comunidade negra como um todo.
Boa sorte ao novo Presidente da Fundação Cultural Palmares, Elói Ferreira.

Por Roque Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário