sábado, 12 de fevereiro de 2011

JOVENS PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DA REVISTA BAHIA ANÁLISE & DADOS

Na manhã desta sexta-feira (11), jovens de diversas organizações, representantes de movimentos sociais e do governo e especialistas participaram de um debate, no Hotel Portobello Resort e no Conventions, em Ondina, sobre a realidade da juventude, no lançamento de duas edições da revista Bahia Análise & Dados, editadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan). 

As publicações apresentam os temas ‘Juventude: questões contemporâneas’ e ‘Juventude: mercado de trabalho e políticas públicas’, assuntos que foram discutidos pelas especialistas Míriam Abramovay e Mary Castro, da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso). 

Na abertura do evento, o chefe de gabinete da Seplan, Benito Juncal, disse que Seplan tem o desafio de promover a integração e a transversalidade nas políticas para a juventude das diversas secretarias do estado. O diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, lembrou que “apesar dos avanços já conquistados, como o maior acesso ao mercado de trabalho, à escola, ao consumo e às novas formas e tecnologias de comunicação, a juventude no Brasil é a principal afetada pelo aumento e a banalização da violência, o aumento da dependência às drogas, a fragmentação familiar e o culto a valores individualistas. Essas publicações sintetizam a preocupação da SEI com a realidade social”.

Representando a Coordenação de Políticas de Juventude (SERIN), Vladimir Costa, valorizou as publicações por abordarem o tema “numa perspectiva recente dos jovens enquanto cidadãos de direito e não sob a ótica da tutela de um problema a ser solucionado”. Ele lembrou que cerca de 30% da população baiana é composta por jovens entre 15 e 29 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2009/ IBGE), sendo eles as principais vítimas das lacunas governamentais. As edições da revista serão disponibilizadas em breve para download gratuito no site da SEI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário