sábado, 19 de fevereiro de 2011

CONEN E GOVERNO DISCUTEM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AFRO-DESCENDENTES

Representantes da CONEN encaminharam propostas para Segurança Pública, Direitos Humanos, Cultura, Educação, entre outros temas.


Em reunião hoje (18) pela manhã, lideranças do Conselho Nacional de Entidades Negras – Conen – apresentaram aos representantes da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) do Estado da Bahia uma agenda de propostas e sugestões de ações para o fortalecimento da interlocução entre o poder público e os movimentos sociais ligados a questões étnico-raciais. 

As propostas contemplam, principalmente, as áreas de segurança pública, cidadania, direitos humanos, desenvolvimento social, saúde, educação e cultura. Além disso, foram solicitadas, também, ações governamentais que abranjam os 26 territórios de identidade, com destaque para o Recôncavo Baiano e a Região Metropolitana de Salvador, regiões que concentra boa parte dos afro-descendentes. 

Segundo o coordenador de Políticas para a Juventude da SERIN, Éden Valadares, o fortalecimento do diálogo do governo com os movimentos sociais e setores organizados da sociedade civil traz a possibilidade de avanços nas políticas públicas de Estado voltadas para as comunidades negras. “É do extremo interesse do Estado a abertura e a consolidação desse canal de comunicação”.

Ele salienta, ainda, que as demais secretárias estaduais serão consultadas, e o governo fará o possível para atender a todos os pleitos propostos nas agendas colocadas pela Conen. “Além disso, a organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2011 como o ano internacional dos afro-descendentes e a Bahia é mundialmente reconhecida como maior ícone cultural das tradições afro-descendentes fora do continente africano. É a Roma Negra das Américas”, declara o coordenador.

No encontro, que aconteceu na sala de reuniões da SERIN, estavam presentes pelo Conen: Roque Peixoto, coordenador de Juventude e Relações Institucionais; Gilberto Leal, coordenador nacional; Jussara Santana, Cristiano Lima e Ademário Sena, coordenadores estaduais. Representando o governo estadual, estavam presentes Emílson Piau, chefe de gabinete, além do coordenador Éden Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário