domingo, 13 de fevereiro de 2011

1º Ciclo de Formação da Juventude do PT abre com debate com o Prof. Muniz Ferreira

A direção executiva da Juventude do PT da Bahia convoca os jovens filiados para a abertura 1º Ciclo de Formação Política da JPT, que ocorrerá no próximo dia 20 em local ainda a ser definido. Os interessados devem se inscrever pelo site da Juventude do PT (jotapete.blogspot.com), preenchendo o formulário que estará na página.

O 1º Ciclo de Formação Política da JPT é uma iniciativa que segue a decisão do 3º Congresso, que determinou que os “os processos de formação, por seu conteúdo teórico-político e por sua metodologia, devem contribuir para que os militantes se tornem sujeitos da formulação, das decisões e de uma ação política transformadora tanto junto aos movimentos sociais quanto no plano institucional. Para tanto, a experiência de nossos militantes, em todas as dimensões, deve ser valorizada e considerada.”.

O ciclo de formação é composto por cinco etapas: na primeira e terceira etapas, espera-se que os participantes tenham a possibilidade de realizar a análise da luta histórica socialista durante o século XX, conhecendo, refletindo e problematizando sobre seus legados para o mundo contemporâneo e para o Brasil. A segunda, quarta e quinta etapas deverão possibilitar que os participantes realizem uma projeção sobre os desafios e perspectivas do socialismo no século XXI, compreendendo a atuação dos partidos e movimentos sociais, os governos de esquerda na América Latina, abrangendo a experiência chinesa.

O curso será organizado com uma metodologia que favorece a leitura crítica, seguindo o seguinte roteiro:
1) Leitura prévia, por cada participante, dos textos indicados nas referências bibliográficas;
2) Exposição dialogada de cada tema pelos convidados;
3) Grupos de trabalho para discussão e formulação de uma síntese do grupo após cada exposição;
4) Apresentação por um membro de cada grupo da síntese formulada;
5) Réplica do debatedor

A primeira etapa do ciclo de formação ocorrerá no dia 20 de fevereiro (domingo) e terá o tema: Trajetória do Socialismo no século XX e o seu legado para a contemporaneidade. O professor Muniz Ferreira será o debatedor convidado.

Em breve, será disponibilizada a bibliografia recomendada para a primeira etapa.

Fonte: jotapete.blogspot.com

2 comentários:

  1. Roque como faço para me inscrever nesse curso?
    Aguardo respostas.
    Saudações,
    Diana

    ResponderExcluir
  2. OLá Paraceiro,
    Como faço para mim inscrever nesta formação?
    um forte abraço.

    ResponderExcluir