terça-feira, 31 de maio de 2011

Plenária da RMS discute temas mais urbanos

Foto: Adenilson Nunes/Secom
Secretário de Relações Institucionais ressalta a importância da participação da sociedade civil nas decisões políticas.

Educação, saúde, infraestrutura, Copa 2014, mobilidade urbana, segurança, dentre outros assuntos, foram os temas priorizados por representantes da sociedade civil, do governo do estado e dos 10 municípios que compõem o território da Região Metropolitana de Salvador (RMS), durante a plenária de encerramento das consultas do PPA Participativo, realizada em Salvador, na Escola Parque, no último sábado (29). Em quase dois meses, aconteceram 26 consultas – uma para cada território de identidade. A primeira reunião aconteceu no dia 5 de abril, em Feira de Santana.

Na consulta da RMS, o foco mais urbano prevaleceu nas discussões dos eixos temáticos, diferente do adotado nas plenárias de outros territórios, que, por características geográficas, tiveram como destaque as questões de natureza agrária. No final do dia, cada segmento apresentou um documento com 15 prioridades que ajudarão a compor as diretrizes do Plano Plurianual 2012-2015.

O secretário de Relações Institucionais do Estado, Cezar Lisboa, falou sobre a importância da participação popular na elaboração do PPA, pois, dessa forma, é possível construir um Plano Plurianual muito mais focado nas prioridades identificadas pela sociedade. “Eles querem que seus anseios sejam incluídos no planejamento do Estado e isso veio a calhar com o nosso PPA”, afirmou o secretário durante o evento.

Zezéu Ribeiro, secretário do Planejamento, comemorou a participação cada vez maior da população no processo de construção do PPA. “Isso nos permite uma abrangência muito maior e uma definição de prioridades pela população. Agora vai haver um enxugamento e uma compatibilização com as iniciativas governamentais”, finalizou Zezéu. 

Fonte: SERIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário