segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SEPROMI SERÁ DIVIDA EM DUAS SECRETARIAS

Por Roque Peixoto

Segundo fontes do Governo do Estado da Bahia, a Secretaria de Promoção da Igualdade será desmembrada em duas pastas. Será criada, com a próxima reforma administrativa, articulada pelo já confirmado Secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (títulos ainda não confirmados).

Segundo as fontes, esse movimento será para contemplar as duas forças políticas do PT (Articulação de Esquerda e Campo Dois de Julho, este último, um grupo regional) que ficaram de fora do primeiro escalão, até agora. Os possíveis nomes serão Lucia Barbosa, para a pasta das mulheres e Elias Sampaio para a pasta de igualdade racial.

Ainda há setores do Movimento Negro e dos Blocos Afros de Salvador tentado emplacar o nome de Arany Santana para a pasta de igualdade racial. Caso isso aconteça, será o anúncio de um racha entre os Blocos Afros e o grupo do Deputado Federal Luíz Alberto. Pois, segundo algumas fontes, o Coletivo Dois de Julho ainda não consolidou o nome de Elias Sampaio, pois as feministas ligadas ao grupo indicaram o nome de Valdecir Pedreira, e conta com um conjunto de assinaturas sendo colhidas em listas de internet.

Enquanto a reforma não acontece, é perceptível que setores do Movimento Negro ainda tentam se articular para alavancar outras alternativas. Mas o governador já deve ter decidido quem irá nomear. Agora é aguardar a reforma administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário